Manifestações anti-APEC
Por Chile 18/11/2004 às 19:46 http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2004/11/295056.shtmlNo dia 17 de novembro estudantes secundaristas e universitários ocuparam as ruas de Playa Ancha, Chile, para demonstrar o seu descontentamento com a APEC (Fórum de Cooperação Econômica Ásia e Pacífico), na marcha estudantil contra a reunião de cúpula que se inicia hoje.
Por volta das 2:30 da tarde a manifestação teve início, com piquetes, slogans e a queima de uma bandeira norte-americana. A polícia reagiu rapidamente e com uso de força, como na manifestação preparatória do dia 10 convocada pela coordenadoria anti-APEC. Na primeira arremetida dos "carabineros", um tanque da polícia lançou jato de água contra os manifestantes escoltado por policiais fortemente armados.
A polícia utilizou gás e balas de borracha para dispersar a mobilização. Mais de um estudante ficou ferido pelos disparos a esmo dos "carabineros". Depois de sete horas de enfrentamento os "carabineros" bateram em retirada.
A Organização de Defesa Popular (ODEP) contabiliza em torno de 300 detidos devido aos confrontos, e afirma que os mesmos estão sofendo abusos dentro da delegacia
Estão marcados protestos para o dia 19 em várias cidades do país.