Manifestantes anti-globalização manifestam-se pacificamente em França
Lusa/Fim
Temas: política frança suíça manifestações internacional

Várias dezenas de milhar de manifestantes anti- globalização marcharam pacificamente na fronteira entre a França e a Suíça para protestar contra a cimeira das oito maiores potências mundiais (G8), em Evian, enquanto em Lausana prosseguem confrontos violentos.

Ao som de orquestras de jazz e de reggae, os manifestantes, alguns deles acompanhados pelos seus filhos, denunciavam o "G8 ilegítimo" e a guerra no Iraque, qualificando de "terrorista" o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush.

A presença da policia foi discreta e foram raros os incidentes durante o percurso. Em contrapartida, a polícia anti- motim continuava ao princípio da tarde a enfrentar grupos de desordeiros em Lausana, onde os primeiros incidentes começaram logo de manhã.

As autoridades suíças proibiram domingo uma manifestação já previamente autorizada para Lausana, depois de um grupo de manifestantes radicais ter assaltado um posto de combustíveis na zona do Hotel Royal, onde se alojam as delegações convidadas para a reunião do G8, tendo utilizado gases lacrimogéneos.

A cimeira do G8 reúne os líderes dos EUA, França, Reino Unido, Canadá, Itália, Alemanha, Japão e Rússia.

----

Manuel Baptista em 2003-06-01
http://www.azine.org/


media reports | evian reports | www.agp.org (archives) | www.all4all.org