2 mil pessoas que protestavam contra o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que iniciou esta segunda-feira sua 43e Assembléia Anual, em Fortaleza, terminou em um confronto com a polícia
FORTALEZA, Brasil, 11 mar (AFP) - Uma manifestação de 2 mil pessoas que protestavam contra o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que iniciou esta segunda-feira sua 43¦ Assembléia Anual, em Fortaleza, terminou em um confronto com a polícia que deixou alguns feridos, verificou a AFP.
A manifestação, que começou às 10h e se dirigia ao Centro da cidade, ficou tensa quando os manifestantes foram parados por um cordão de isolamento policial.
Depois de pouco mais de uma hora de tensão entre manifestantes e policiais, e depois que alguns estudantes depositaram flores nos escudos e capacetes dos policiais antimotim, houve uma troca de insultos e a polícia resolveu enfrentar os manifestantes. Um fotógrafo foi ferido levemente no rosto, possivelmente por uma bala de borracha, enquanto outros manifestantes se queixaram de ter sido agredidos pela polícia.
Após o confronto e uma breve perseguição policial, a multidão se dispersou, comprovou a AFP. Os manifestantes eram representantes de movimentos dos excluídos, ONGs, estudantes, sindicalistas e partidos políticos de oposição, que tinham se reunido para protestar contra o BID, que classificaram de "o banco da fome".