archivos de los protestos globales
archives of global protests

Massiva marcha nas ruas de Quito, governo já fala em diálogo
Por Bruno Fiuza 19/04/2005 às 23:53
http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2005/04/314233.shtml

JNesse momento já há manifestantes ao redor da Plaza de La Independencia, onde fica o palácio do governo equatoriano, e governo já fala em diálogo com "forajidos".

Nesse momento (21:49 no Equador / 23:39 no Brasil) uma enorme marcha que saiu às 18:00 (horário local) do parque La Carolina (zona norte da cidade) já se encontra ao redor e no centro de Quito.

Apesar do fortíssimo aparato de segurança montado pelo governo para evitar o acesso ao centro histórico de Quito, parte dos manifestantes já conseguiram passar a barreira policial e se encontram nas ruas ao redor do palácio do governo.

Há uns 20 minutos atrás Iván Oña, ministro das comunicações de Gutierrez, declarou ao canal de televisão Tele Amazonas que o governo estaria disposto a se sentar com figurar representativas dos manifestantes para negociar uma proposta de governo de concertação nacional.

Paco Velasco, diretor e apresentador da rádio La Luna respondeu ao ministro dizendo que o que o povo de Quito pede não é um governo de concertação mas a renúncia do presidente Lucio Gutierrez.

Apesar de que uma parte da manifestação conseguiu passar pelo cerco policial, a maior parte da marcha está bloqueada na altura do Banco Central, onde atualmente se reúne o Congresso, que fica um pouco antes da entrada do centro da cidade.

As pessoas que estão nessa região sofrem forte repressão policial desde as 20:00 (horário local), através de bombas de gás lacrimogênio e jatos de água.

Não há números oficiais em relação ao número de participantes da marcha.

Na saída do parque La Carolina a rádio La Luna falava em mais de dezenas e até centenas de milhares de pessoas, mas não há nenhuma confirmação até agora.

A única coisa que se sabe é que de fato a marcha era muito grande, ocupando muitas quadras da Av. Amazonas, por onde os manifestantes começaram a marchar.


ecuador | www.agp.org