COMUNICADO DO COMITÉ CLANDESTINO REVOLUCIONARIO INDÍGENA-COMANDANCIA GENERAL DEL EJÉRCITO ZAPATISTA DE LIBERACIÓN NACIONAL MÉXICO.
20 DE JUNHO DE 2005
AO POVO DO MÉXICO:
AOS POVOS DO MUNDO:
IRMÃOS E IRMÃS:.
PRIMERO:
Como foi dito publicamente, a partir do dia 19 de junho de 2005, o Exercito Zapatista de Libertação Nacional, estabeleceu um alerta vermelho geral no território rebelde.
A razão deste alerta vermelho geral, é que o comite clandestino revolucionario indigena - o comando geral do Exercito Nacional de Libertação Nacional já consultou as tropas insurgentes, todos os comandante/as regionais e locais responsáveis e suas bases de apoio.
Este alerta vermelho é uma medida de precaução defensiva - recordem que, em fevereiro de 1995, quando o EZLN se encontrava fazendo uma reuniao interna, houve um ataque pelas forças governamentais; nessa ocasião, a traiçao foi realizada por Ernesto Zedillo Ponce de Leon (o então titular do executivo federal e hoje empregado de empresas transnacionais) e Esteban Moctezuma Barragán (secretario de governo e hoje empregado da Salinas Pliego).
SEGUNDO:
Nesta reunião interna...
TERCEIRO:
Quando concluida esta reunião interna, informaremos seu resultado a opinião publica nacional e internacional.
¡DEMOCRACIA!
¡LIBERTAD!
¡JUSTICIA!
Desde las Montañas del Sureste Mexicano.
Por el Comité Clandestino Revolucionario Indígena-Comandancia General del Ejército Zapatista de Liberación Nacional.
Subcomandante Insurgente Marcos
México, en el sexto mes del año 2005.