http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2004/05/281617.shtml
Na cidade de Guadalajara - México a sociedade civil se reúne para propr alternatina e se manifestar contra os acordos economicos promovidos entre os chefes de Estado da América Latina, Caribe e Uniao Européia.
A cidade de Guadalajara no México, vem se preparando faz mais ou menos um mes, para o terceiro encontro de chefes de Estado da América Latina, Caribe e Uniao Européia (ALCUE). A cidade foi totalmente remodedelada, as ruas foram asfaltadas, os jardins floreados, os vendedores ambulantes foram retirados das chamadas "áreas de seguranca", e o mercado da regiao central da cidade foi fechadao por toda a semana.
O museu Hospicío Cabañas, onde se estao realizando as reunioes oficiais foi totalmente cercado por grades de seguranca, em todo o centro da cidade se ve passar muitos policiais de choque, carros com cameras de video, e em cada esquina há um policial de transito.
Entre todas estas mudancas estruturais a sociedade civil, as ONG's, e os movimentos sociais se organizaram para fazer de esta semana, uma semana diferente. Na terca-feira, 25/05 as oranizacoes locais se reuniram em mesas trabalho para discutir temas tais como meio ambiente, saúde, direitos humanos, questao indígena, diversidade, entre outras coisas. O objetivo do forum era trocar exteriencias e propor alternativas ao processo neoliberal.
Durante toda a semana, as ONG's vem se reunindo em um forum chamado "Enlazando Alternativas" para discutir varios temas comuns entre os dois continentes, e propor mudancas nos acordos feitos entre os mandatario.
Entre as varias atividades propostas pela organizacao "Otro Mayo Guadalajara" está a de um toldo onde haverá atividades culturais, e uma passeata hoje 28 de maio que pretende chegar até o local das reunioes. Todas as organizacoes, assim como a sociedade civil estao convocadas para comparecer a esta manifestacao.