Desde Guadalajara (antes do encontro)
Por Mariana Petroni 30/05/2004 às 14:26

http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2004/05/281695.shtml

Aqui em Guadalajara, há tres dias do inicio da terceira Reuniao entre Chefes de Estado da América Latina, Caribe e Uniao Europeia onde serao discutidas questoes sociais e principalmnte questoes económicas. a sociedade civil local comeca a se mobilizar buscando alternativas aos acordos neoliberais promovidos por essa reuniao.

Hoje, terca -feira foi realizado um Forum local, no qual diversas organizacoes locais discutiram sobre suas experiencias frente ao impacto do neoliberalismo em suas problematicas. Temas como meio ambiente, saúde, indígenas, diversidade, entre outros foram discutidos pelos diversos participantes que apresentaram alternativas e propostas com o objetivo de formar uma rede local de resistencia.

Até sabado, na cidade irao acontecer diversos eventos promovidos por distintas organizacoes e pelo que foi chamado Otro Mayo Gaudalajara, organizacao na qual convergeram distintas pessoas e idéias, formada para promover os eventos e as Jornadas Sociais no período da reuniao dops chefes de Estado. Otro Mayo Guadalajara é também responsável por criar um centro de meios independentes aqui na cidade, para receber pessoas de outros lugares que estejam interessadas em participar dos eventos e mobilizacoes, alem de inforamr ao mundo o que irá acontecer esse dias por aqui. Searo realizados diversos foruns toda a semana entre organizacoes mexicanas e internacionai, foi colocadao um toldo em uma praca importante da cidade para promover encontros culturais, entre outras atividades.

Na sexta feira, será realizada uma passeata que ainda nao definiu seu percurso até chegar ao centro da cidade no Museo Hospicio Cabañas, onde estarao reunidos os chefes de Estado, como nao se sabe qual será a atuacao da polícia local, nem exatamente os lugares bloquedos pelas famosas grades de seguranca o percurso ainda nao foi definido.

A cidade, por causa da realizacao do encontro sofreu uma serie de reformas o que implicou desde pavimentacao das principais ruas e avenidas até o deslocamento de vendedores ambualntes do centro histórico, onde será realizada a reuniao oficial. Desde segunda-feira se percebe a movimentacao intensa dos policiais que chegaram com carros munidos com cameras de vídeo, caminhoes que traziam grandes grades de seguranca.

As oragnizacoes responsaveis pela organizcao dos eventos tem chamado muito atencao, junto a impresa oficial sobre a necessidade de se perceber os movimentos, as mobilizacoes, etc desde um olhar distinto,e nao apenas desde a suposta repressao e violencia sobre esse tipo de movimento. Diversos grupos pretendem se manifestar durante essa semana por aqui, e de diversas maneras as pessoas querem diser nao ao Livre comercio.

informespágina principalméxicowww.agp.org

valid xhtml 1.0