Chamado da AGP para a Ação Direta contra a Conferência da OMC em Qatar

A Ação Global dos Povos chama todos os movimentos sociais de base, sindicatos, organizações estudantis, povos indígenas, organização de camponeses, coletivos autônomos, enfim, todos que desejam participar, para realizar ações contra a Organização Mundial do Comércio (OMC) durante a sua próxima conferência ministerial, entre 9 e 13 de novembro de 2001, em Doha, Qatar.

O objetivo da OMC é muito claro: remover qualquer coisa do caminho dos grandes negócios e do livre comércio e promover a liberdade das companhias multinacionais para agirem como lhes couber. Composta por 135 países membros, é a OMC que elabora as regras do comércio internacional e continua a ordenar uma agenda que coloca o lucro acima das pessoas e do planeta.

Frente a um rápido crescimento da resistência de base ao capitalismo global, a OMC escapou para uma isolada ditadura no deserto para fazer lá sua reunião, previamente estruturada em uma agenda composta por três imensamente destrutivos acordos de livre comércio: o Acordo sobre Agricultura (AOA), o Acordo Geral sobre Comércio e Serviços (GATS) e o Acordo Relacionado ao Direito de Propriedade Intelectual (TRIPS). Eles cobrem assuntos como a privatização da saúde, da educação, da água, dentre outros, e forçam os países membros a adotar sementes e alimentos geneticamente modificados num claro privilégio às patentes e em detrimento da vida.

ELES PODEM CORRER, MAS ELES NÃO PODEM SE ESCONDER: NÓS ESTAMOS EM TODOS OS LUGARES!

RESISTIR À OMC EM TODAS AS PARTES DO MUNDO POR MEIO DA AÇÃO DIRETA E DA DESOBEDIÊNCIA CIVIL ONDE QUER QUE AS COMUNIDADES SEJAM DESTRUÍDAS E O ECOSSISTEMA SACRIFICADO EM BENEFÍCIO DO LIVRE COMÉRCIO!

Mantido ou não o encontro, nós iremos para a rua porque as ruas são nossas. Organizações de base de todo o mundo estão organizando os seguintes tipos de ação e invocando outras a fazerem o mesmo:

  1. Campanhas de conscientização contra a OMC e os efeitos de suas políticas em âmbito local e global: consultas às comunidades, contra-cúpulas, debates e publicações.
  2. Causar o máximo de distúrbio ao trabalho dos ministros que atenderem a conferência: pedindo para tornar público as posições nacionais, bloqueando a comunicação e a partida das delegações, etc.
  3. Ações massivas coordenadas em âmbito nacional e internacional: paralisações no trabalho, bloqueio de rodovias, ocupação de bolsas de valores e outras instituições financeiras (São Paulo, Nova York, São Francisco...) e liberação dos estoques de grãos no dia 9 de novembro.
  4. Ação local descentralizadas e ocupações de terra, protestos criativos de movimentos populares alternativos...9 a 13 de novembro.

Cartaz do Rio de Janeiro

N9 Actions in Brasil
ações em Brasil

In Sao Paulo, Fortaleza, Pelotas/RS, Rio de Janeiro and Porto Alegre, cities of Brasil, will be demo in N9/10.

"Ação Global" (por www.azine.org)

Veja o que faremos em SP no N9:

O Ato está confirmado para dia 9 de Novembro com concentração na Praça da Sé nas escadarias da igreja às 13:30hs.
Às 15:00 o grupo sairá numa marcha que denunciará instituições capitalistas e seus males além de se posicionar contra a posição norte americana na guerra. A Tour contará com escala; no Supremo Tribunal de Justiça, Bovespa (stock exchange), Banco de Boston, e Consulado Norte Americano onde serão oferecidos alimentos vegetarianos. O trajeto será ainda definido.

Pelotas, Rio Grande do Sul (o estado do Forim Social Mundial)
Legal, nós também vamos fazer aqui, só que no dia 10, na cidade de Pelotas/RS.

Ações
AGP

chamado em inglês
Ação Global contra a OMC
Chamado Europeu a Ação contra a OMC
(inglês)
3ª Conferência da AGP, Cochabamba, Bolivia
AGP