Resultados do Plenário de 2002, da AGP Europa

author: PGA EUROPE - 04.09.2002 20:41

Resultados do Plenário de 04 de Setembro de 2002, da AGP europeia

Estas são as resoluções saídas da sessão plenária, baseadas nas propostas desenvolvidas pelo Grupo de Trabalho do Processo, ao longo do Segundo Congresso da Acção global dos Povos (AGP), entre 31 de Agosto e 4 de Setembro, em Leiden.

Nota 1. Foram deixados de lado alguns pontos para discussão posterior

Nota 2. Sempre que surja no texto "AGP" refere-se à rede global da Acção Global dos Povos

I Pontos Info (pontos info contatos)

  1. Os grupos que adoptaram os princípios da AGP são chamados a constituírem 'Pontos Info', na rede europeia da AGP. Os 'Pontos Info' tanto podem ser espaços físicos como apenas contactos na internet.
  2. Tais grupos não são designados por 'grupos AGP', mas serão grupos previamente existentes, que desejam realizar actividades AGP em paralelo com as suas outras actividades. Os Pontos Info europeus podem dar maior visibilidade ao processo europeu da AGP, sem se assumirem como seu representante.
  3. Estes Pontos Info podem organizar encontros regionais inspirados pela AGP. Podem igualmente iniciar actividades autónomas regionais que estejam em acordo com os princípios da AGP, mas não serão designados de 'AGP. Não existirão estruturas representando as Conferências Europeia e Global da AGP.
  4. Os Pontos Info não podem representar a AGP Europa, nem são, em si mesmos, membros da AGP Europa, são iniciativas autónomas para a difusão da informação.
  5. Os Pontos Info podem ser criados autonomamente, portanto não carecendo de consenso no plenário europeu para a sua criação. Os Pontos Info que violem os marcos e os princípios da AGP serão assinalados, podendo outros Pontos Info e os Convocantes decidir não mais trabalhar com eles (ou seja, já não serem considerados parte do processo).
  6. em cada conferência haverá um encontro aberto de Pontos de Info, em que os grupos que pretendem tornar-se, eles próprios, Pontos Info se poderão dar a conhecer e ficar a conhecer os outros grupos envolvidos.

Nota: Fica por inserir uma citação do manifesto da AGP onde se explica que nenhuma acção pode ser realizada em nome da AGP.

II Contactos Globais

  1. Será lançada uma lista global de correio-e. Isto é uma proposta dirigida aos Convocantes globais. Não entraremos em detalhes sobre a lista e confiaremos ao grupo de trabalho a tarefa de levarem a cabo a sua definição; recomendamos porém, que esta lista seja sujeita a uma moderação adequada e disponha de traduções.
  2. Continuaremos a construir uma lista directório/contactos da AGP, começando pela Europa e coordenando esta com o nível global.
  3. Convidamos os Pontos Info a recolherem e disseminarem informação sobre os contactos globais. Devíamos utilizar as estruturas dos Pontos Info para o fortalecimento da rede global.
  4. Os Convocantes deverão continuar a ocupar-se da comunicação global (por exemplo: delegando essa tarefa num grupo de trabalho)
  5. Os grupos de trabalho actualmente existentes continuarão o seu funcionamento segundo os mecanismos acordados.

III Grupo de Apoio

  1. Um espaço digital em que todas as pessoas, que pretendam levar a cabo trabalho de apoio, se reunam para discutir as tarefas de apoio. Continuaremos discutindo na base preparada em Leiden, tendo em consideração o que já foi consensuado e deixamos a tomada de decisão de todo este bloco para o encontro deste inverno.

IV Sobre Convocantes

  1. As três tarefas principais dos Convocantes são: Organizar a Conferência Europeia; desenvolvimento da rede e manutenção da infra-estrutura; e Contactos Globais.
  2. Haverá, no mínimo, dois Convocantes e após terem organizado a Conferência, pelo menos um deles ajudará os novos Convocantes na organização da próxima Conferência.
  3. EuroDusnie e MRG Catalunya continuarão como Convocantes, enquanto nós (ou seja, a rede europeia da AGP no seu todo) procuramos novos Convocantes. Os grupos acima citados organizarão um encontro este Inverno, em que será decidido quem serão os próximos Convocantes. Este encontro será aberto a quaisquer grupos assumindo os princípios da AGP, mas nele deverão estar necessariamente presentes os actuais Convocantes e os candidatos a próximos Convocantes. Qualquer discussão sobre o conteúdo do trabalho dos Convocantes será acolhida e abordada no decurso deste encontro de Inverno.

V Comunicações

  1. Haverá 3 listas de correio-e:
    • A lista 'caravan99' será redefinida como lista para anúncio de acções.
    • A lista para a discussão e estratégia
    • A lista para coordenação do trabalho (dos grupos) de apoio
  2. Continua-se com a discussão sobre quem irá ser responsável pela administração das listas, sendo esta discussão iniciada na lista de discussão da conferência sobre processo da AGP e prosseguindo até este encontro de Inverno 2002, onde se tomarão decisões ( lista: pga2002_proces (å) seed.antenna.nl)
  3. O futuro da página internet www.pgaconference.org e as páginas internet dos 'Global Archives'

(Arquivos Globais) serão discutidas por um grupo de trabalho que reunirá no intervalo de almoço deste Plenário e fará um breve relatório de seguida no plenário. Lista de correio-e deste grupo de trabalho ( lista: agpweb-tech (ª) nadir.org)


European PGA Conference Leiden | www.agp.org | www.all4all.org