Cronologia dos Novos Movimentos

Escrito por Luciano Pereira: do_contra@hotmail.com
Ação local por justiça global - São Paulo, Brasil
www.acaoglobal.cjb.net
versão de outubro 2000
em parte renovado em abril 2001

 


"We are everywhere"
(S26: Ação Global dos Povos em Praga)

...nós estamos em todos os lug@res...
 
 
...pelo fim do mercado, do Estado e do desenvolvimento.

 


S26 em São Paulo, Brasil

 

A20
$==> 

www.a20.org
20 abril 01
dia de ação global contra o capitalismo
Seattle - Cabrália - Praga - São Paulo - Buenos Aires - Quebec

Vamos botar fogo no inferno ! ! !

 

cronologia na rede
português: www.nadir.org/nadir/initiativ/agp/free/cronolog.htm

 

Imprima o texto e passe a bola.
Poucos têm internet

 

Globaliz<->@ção

o prelúdio
Eventos Internacionais do Zapatismo
Ação Global dos Povos
Dias de ação global contra o capitalismo
De Seattle até... a batalha e a festa continuam
Grupos anticapitalistas do Brasil
Grupos anticapitalistas do mundo
Grupos anti-globalização
Centros de informação independente
"A Macrofísica do Poder"
Conhecendo os Inimigos no Brasil

 

o prelúdio...

"Não foi na névoa acre de gás lacrimogênio, em Seattle, que este movimento global nasceu, mas nas névoas úmidas das florestas de Chiapas..." Encapuzados, camponeses, índios, jovens, homens e mulheres ocuparam e governaram quatro cidades no estado de Chiapas, sul do México. A data: 1º de janeiro de 1994. No mesmo dia entrava em vigor o NAFTA, acordo de liberalização comercial entre três países: EUA, México e Canadá. O levante zapatista foi a primeira reação à "Nova Ordem Mundial", iniciada em 1989. Enquanto mantiam a luta interna, a luta mexicana, os zapatistas, literalmente, agitavam o mundo com seus textos e comunicados. Eles não apenas pediam ajuda, também conclamavam cada pessoa, cada povo, cada ser humano a construir sua própria luta.

  1. 1° Encontro Intergaláctico pela Humanidade e contra o Neoliberalismo, 27 de julho a 3 de agosto de 1996 - Chiapas, México.
  2. 2° Encontro Intergaláctico pela Humanidade e contra o Neoliberalismo, 1997 - Barcelona, Espanha. Estavam presentes os zapatistas, o MST, grupos de agricultores da Índia, entre outros; os quais , então, idealizaram a AÇÃO GLOBAL DOS POVOS.
    www.pangea.org/encuentro
  3. 3° Encontro Americano (ou 3° Intergaláctico) pela Humanidade e contra o Neoliberalismo, 6 a 11 de dezembro de 1999 - Belém, Pará, Brasil.
    www.encontroamericano.org

Eventos programados

  1. 4° Encontro Intergaláctico pela Humanidade e contra o Neoliberalismo, 2001 - Canadá.
  2. Marcha contra o Muro da fronteira EUA - México, saídas do Brasil e do Canadá, em 2001.

Ação Global dos Povos

ACCIÓN GLOBAL DE LOS PUEBLOS (AGP): coordenação mundial dos novos movimentos.
www.agp.org Contato: agpweb (AT) lists.riseup.net

  1. 1ª Conferência Mundial da Action Mondiale des Peuples
    Fevereiro de 1998 - Genebra, Suíça
  2. 2ª Conferência Mundial da People's Global Action
    Agosto de 1999 - Karnataka, Bangalore, Índia
  3. 3ª Conferência Munial Setembro de 2001 - Cochabamba, Bolivia

 

Dias de ação global contra o capitalismo
Numa sociedade que nos tira a aventura, a única aventura possível é atacá-la.

1. M16 - 16 de maio de 1998, protestos por ocasião 2º encontro anual do G8 (os 7 países mais ricos e a Rússia), realizado em Birmingham, Inglaterra e do 2º encontro ministerial da OMC (Organização Mundial do Comércio), em Genebra, quando se celebrava os 50 anos do GATT (Acordo Geral de Tarifas e Comércio). Houve também a Money or Life, uma caravana de bicicletas que partiu da Alemanha e se somou aos protestos em Genebra. Outros: grandes manifestações na Índia, mais informações na próxima versão.

www.nadir.org/nadir/initiativ/agp/en/pgainfos/bulletin2/bulletin2b.html


M16 em Genebra

Caravana Intercontinental em Colônia

2. J18 - 18 de junho de 1999, ações massivas paralisam o centro financeiro de Londres; com participação marcante do Reclaim the Streets. Também dentro dos eventos do J18 uma caravana, a Caravana Intercontinental, com mais de 400 pessoas de todo o mundo, percorreu doze países europeus em onze ônibus. Ativistas e camponeses hindus, colombianos, mexicanos, brasileiros, etc., iam protestando contra a globalização econômica, a dívida, acordos comerciais, alimentos geneticamente modificados e a recolonização do Sul. A Caravana, que enfrentou vários problemas técnicos, terminou em Colônia, Alemanha, onde se realizava a reunião do G8, em 18 de junho.

bak.spc.org/j18

3. N30 - 30 de Novembro de 1999, protestos na Rodada do Milênio da OMC, que ficaram conhecidos como a Batalha de Seattle. Uma coalizão da diversidade, a qual agregava ecologistas, pessoal de ONGs, sindicalistas e os novos ativistas, somando 50.000 pessoas, interrompeu as negociações já no segundo dia da cúpula. Entre os ativistas ficaram nítidas duas tendências, de um lado, o Black Bloc, favoráveis à destruição de propriedade privada e, de outro, a Direct Action Network (DAN), adeptos de uma intervenção mais pacífica. Depois de Seattle, tanto os donos do poder e do dinheiro, quanto seus inimigos, perceberam que algo tinha mudado. Para o sociólogo Edgar Morin, "o século XXI começou em Seattle".
    "Nós estamos vencendo", pichação feita nos muros de Seattle durante os protestos.

www.mayday2k.org/n30
http://flag.blackened.net/~global
www.freespeech.org/inter/world2.html


N30 em Seattle

A16 em Washington

4. A16 - 16 de Abril, manifestação, quando da reunião do FMI (Fundo Monetário Internacional) em Washington, organizada por Mobilization for Global Justice: De-fund the Fund! Break the Bank! Dump the Dept! (Afunde o Fundo! Quebre o Banco! Não Pague a Dívida!), coalizão de movimentos estadunidense que se formou para o A16.

www.a16.org


1º de Maio em Olympia, EUA

5. M1 - 1° de Maio, ações em vários lugares do mundo, as maiores manifestações ocorreram em Londres e Seattle. Na capital inglesa, os ativistas do Reclaim the Streets fizeram a Guerrilha dos Jardineiros.

www.mayday2k.org


guerrilha dos jardineiros

6. S26 - 26 de setembro de 2000, 6º Dia de ação global contra o capitalismo, por ocasião da reunião do FMI e do Banco Mundial, em Praga. O maior dia de ação global contou com manifestações em, aproximadamente, 40 países. Em Praga, 10.000 pessoas participaram dos protestos. O objetivo foi alcançado, pois faltando dois dias para o término previsto, o FMI e o Banco Mundial encerraram a cúpula. E devido as ações que sacudiram o mundo desde o J18 em Londres e no N30 em Seatlle, as quais se somou o S26, o número de países pobres que tiveram sua dívida cancelada aumentou. No Brasil, manifestações em São Paulo, Fortaleza, Belo Horizonte, Belém do Pará, Brasília, Rio de Janeiro, Santa Maria (RS) e Campinas (SP), Sorocaba (SP).

www.praga.indymedia.org
S26 Global Action Day Reports
S26 Prague Reports

www.acaolocalporjustiçaglobal.cjb.net (São Paulo)


S26 em Praga

 

Organização do S26

Organização mundial: www.go.to/s26 ou http://x21.org/s26
Organização em Praga: INPEG (sigla do tcheco) - Iniciativa contra a Globalização Econômica, coalizão de grupos de base, que se organizou para uma contra-cúpula e para os protestos do S26 - http://inpeg.ecn.cz

Listas de discussão para o sexto dia de ação global
(envie um e-mail em branco para se cadastrar)

Mesmo após o S26, as listas continuam funcionando.
Lista Mundial: antiimf2000-subscribeategroups.com
Lista de Praga: prag-logistics-subscribeategroups.com
Lista latinoamericana: resistencia-mexico-subscribeategroups.com
Lista de São Paulo, Brazil: s26-sp-subscribeategroups.com
Lista de brasileira: s26-brasil-subscribeategroups.com
Lista argentina: primaveradepraga-subscribeategroups.com

 

 

Organização do A20

Contato: CLAC www.quebec2001.net esmalte: clacattaktic.org
Indy Media Québec www.cmaq.net
lista de discussão: ???

 

De Seattle até... a batalha e a festa continuam

2000


manifestações em Davos 2001

  1. 29 de janeiro, Davos, Suíça, por ocasião do Fórum Econômico Mundial. Este Fórum, que todo ano se reúne nessa cidade, no final de janeiro, conta com a presença dos donos das corporações, financistas, ministros da economia, a burocracia dos Bancos Centrais, da mídia mundial e do mainstream acadêmico.
     
  2. 12 de fevereiro, protestos massivos por ocasião da 10a reunião da UNCTAD (Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento), em Bangcoc, Tailândia.
    www.unctadx.org


Bangcoc

III) 13 de maio, dia internacional pela liberdade de Múmia Abu-Jamal, jornalista e militante negro, foi um dos principais membros do "Panteras Negras" . Está preso há 18 anos e condenado à pena de morte.
www.mumia.org ; www.freemumia.org
IV) Maio, protestos no encontro do Banco de Desenvolvimento Asiático em Chiang Mai, Tailândia.
www.prachachon.net
V) 25 de maio, protestos dos "tute bianche" ( macacões brancos), que paralisaram a "MobilTebio", uma exposição de biotecnologia, em Gênova, Itália.
VI) 4 de junho, protestos na reunião da OEA (Organização dos Estados Americanos) em Windsor, Canadá.
www.tao.ca/~stopftaa/index.htm
VII) 12 a 15 de junho. Novas manifestações dos "tute bianche" na reunião da (OCDE) Organização para a Cooperação e para o Desenvolvimento Econômico, em Bolonha, Itália. Um ótimo vídeo do Centro de Mídia Independente da Itália mostra a ação dos macacões brancos:
http://italia.indymedia.org

 


manifestações em Bolonha

VIII) R2K - Protestos contra a discriminação do aborto, contra a pena de morte e o sistema carcerário, quando da Convenção do Partido Republicano, de 31 de julho a 3 de agosto, em Filadélfia, EUA.(Filadélfia Independend Media Center).
IX) D2KLA - Protestos nas Convenção do Partido Democrata em Los Angeles, EUA, de 14 a 17 de agosto de 2000. Presença do Black Bloc e da DAN e show do Rage Agaisnt The Machine na rua , próximo ao local da reunião.
http://www.d2kla.org/
X) dia 8 de setembro, protestos no Encontro do Milênio das Nações Unidas em Nova Iorque. Pode ser que a ONU tenha evitado divulgar o evento devido ao receio de grandes manifestações.
www.peoplessummit.org & http://nyc.indymedia.org
XI) S11 - 11 de setembro de 2000, protestos contra o Fórum Econômico Mundial em Melbourne, Austrália. O cinismo dos burocratas extrapolou os limites, pois o encontro foi realizado em um cassino da cidade. Apesar de se chamar S11, os protestos foram até o dia 13. A imprensa mundial e o COI (Comitê Olímpico Internacional) esperaram com temor a possível ida dos manifestantes para Sydney, o que acabou não acontecendo.
www.s11.org & http://melbourne.indymedia.org
XII) 15 de setembro, os protestos marcados para a abertura das Olimpíadas em Sydney falharam. Nem mesmo os aborígines, que iriam protestar pela demarcação de suas terras, apareceram.
http://sydney.indymedia.org
XIII) 24 de setembro de 2000. Protestos na Convenção do Partido Trabalhista inglês, na qual estava o primeiro ministro Tony Blair, líder do "novo trabalhismo" inglês e de sua irmã global, a Terceira Via, cujos programas são para aproximar, ainda mais, a social-democracia às propostas neoliberais. Deste protesto, os anticapitalistas ingleses, rapidamente, partiram em caravana para...
XIV) S26 - 6° Dia de ação global contra o capitalismo

 

Eventos Programados

  1. 29 de janeiro de 2001, protestos marcados em virtude do Fórum Econômico Mundial em Davos.
  2. A20 - Próximo Dia de ação global (o sétimo) será em virtude da Cúpula das Américas, na cidade do Quebec, Canadá, entre 20 e 22 de abril de 2001. O principal ponto do encontro será a ampliação da ALCA (área de Livre Comércio das Américas). Em março, os ministros da economia americanos se encontrarão em Buenos Aires. Tanto na cidade canadense, quanto na capital argentina, as manifestações buscarão impedir a realização das cúpulas.
  3. 3ª Conferência Mundial da Azione Globale dei Popoli, será realizada na Bolívia, em 2001. Obs: As conferências da AGP são sempre três meses antes das conferências da OMC.
  4. Manifestação na Conferência do G8, em Gênova, Itália, em 2001.

 

Eventos não relacionados à AGP

  1. Encontro Mundial da Juventude pela Revolução. Evento sugerido pela juventude mexicana e equatoriana e organizado pela Juventude Revolução/Brasil. Espera-se pessoas de vários lugares do globo. O encontro será em São Paulo - SP, nos dias 29,30 e 31 de dezembro de 2000, quando se fará o "reveillon da revolução". A Juventude Revolução está ligada à tendência Trabalho do Partido dos Trabalhadores, têndencia esta de inspiração trotskista.
    www.revolucao.org
  2. 1° Fórum Social Mundial, janeiro de 2000, Porto Alegre - RS, Brasil. Reunião de ONGs, sindicalistas, partidos de esquerda, que pretendem fazer um contraponto ao Fórum Econômico Mundial, realizado nos mesmos dias em Davos, Suíça. O encontro de Porto Alegre será uma reunião da social-democracia mundial. Vários figurões virão como palestrantes, entre eles, Habermas, Chomski,..., também estará presente o Bové, pequeno agricultor francês, que ficou coonhecido mundialmente após destruir um Mac donald's.
    www.forumsocialmundial.org.br

 

 

Grupos anticapitalistas do Brasil

Ação local por justiça global, SP - Este grupo nasceu para organizar o S26 em São Paulo, de acordo com os princípios da AGP, portanto não estamos vinculados a nenhuma estrutura partidária. Ademais, estamos convencidos que a atual prática política do movimento estudantil e de suas instituições (UNE, UEEs e UMEs) está falida. Seus discursos, suas intervenções (?) estão esclerosados.
Somos anticapitalistas porque somos contra a miséria e a barbárie contemporâneas e a favor do riso, somos contra a extinção das tartarugas marinhas e, portanto, a favor da humanidade, somos contra a discriminação étnica, de gênero e de orientação sexual e a favor do ecumenismo e do respeito aos ateus, somos contra o fundamentalismo de qualquer religião e a favor de uma boa música e de um bom filme, somos também contra o lixo que nos é imposto pela indústria cultural, a forma de dominação mais sutil e a que mais dificulta a luta anticapitalista e, portanto, somos a favor da criatividade. Nós somos a favor de toda luta parcial que vê no capitalismo o terreno fértil das Flores do Mal. Também somos os autores desta cronologia. Aviso aos navegantes: o s26 foi só o começo.
www.acaoglobal.cjb.net Contato: s26atig.com.br
Crusp, Bloco F, térreo, sala 6
Cidade Universitária, São Paulo, SP - Brasil
CEP: 05508 900

Coletivo Contra-a-Corrente, CE - Coletivo anticapitalista cearense. O Contra-a-Corrente tem um bela publicação, que pode ser pedida pelo correio.
"Pelo poder do proletariado e a expropiação dos monopólios, superar o mercado e o estado"
Caixa Postal 12116, Fortaleza, Ceará. CEP 60021-970
Contato: contracorrenteatzaz.com.br

Coletivo Alternativa Verde, SP - Grupo que atua na Baixada Santista há mais de 10 anos na defesa do meio ambiente e da vida. Santos, SP.
Contato: cave_bsathotmail.com

Agência de Notícias Anarquistas, SP - A ANA, o Coletivo Contra-a-Corrente e o Coletivo Alternativa Verde foram, provavelmente, os pioneiros dos dia de ação global no Brasil. O primeiro parece ter sido o J18.
Contato: mrs.anaatuol.com.br
Moésio Rebouças
Cubatão - SP CP: 78
Cep: 11525.

Resistência Popular: Corrente político-social, de esquerda e apartidária que coloca a auto-organização como elemento incondicional para mudanças qualitativas radicais. Embora haja grupos homônimos em vários estados do país (RS, RJ, PA e SP, GO), não são exatamente a mesma coisa. Recentemente, uma coordenação nacional tem sido esboçada, ainda assim, se pretende preservar certa autonomia dos grupos.
www.geocites.com/resistenciapopularsp Contato: rp-spatbol.com.br

Coletivo de intervenção política do Contra, SP: Coletivo de ativistas (neg)ativistas.
Contato: do_contraathotmail.com

Centro de Cultura Social, SP - Fundado, em 1933, por imigrantes espanhóis, em São Paulo.
End: Rua dos Trilhos, 1365 - fundos, caixa postal 2066, São Paulo - SP cep: 01060-970 tel:6694 9960.

Comitê Avante Zapatistas!, SP: Contato: zapatabratyahoo.com

Comitê Mumia Abu-Jamal, SP - Reuniões às terças, às 19:00 h, no Sindicato dos Advogados. Rua da Glória, 246, 3 andar, próximo ao Metrô Liberdade, São Paulo-SP

Espaço Socialista, ABC, SP - Contato: sede_abcatuol.com.br

Comunidae Piracema, RS - Grupo anticapitalista que realizou o S26 em Santa Maria, RS.
Contato: comunidadepiracemaathotmail.com

+Coletivo Ruptura, RJ - Contato: rupturaatmailbr.com.br
+(Des)organização Civil - Grupo de intervenção política, artística e desportiva "Tática da Baderna", SP. Contato: taticadabadernaatyahoo.com
+Posse Força Ativa, SP - Coletivo do movimento HIP HOP localizado em Cidade Tiradentes, extremo leste da zona leste, São Paulo, SP.

 

EZLN (Ejército Zapatista de Liberación Nacional) - Grupo armado que tomou várias cidades no sul do México, no estado de Chiapas, em 1994. Sua luta e os textos de um de seus líderes, o Subcomandante insurgente Marcos, são inspiração para diversos grupos anticapitalistas do mundo.
"Nós somos um exercito de sonhadores, é, por isso, que somos invencíveis".
www.ezln.org Contato: justinatezln.org

Bolívia

Juventudes Libertarias- Coletivo anarquista. Eles estão organizando um encontro de várias organizações libertárias para formar uma Federação.
Contato: juventudes_libertariasatlatinmail.com

Equador

CONFEUNASSC-CNC Confederación única Nacional de Afiliados al Seguro Social Campesino, Coordinadora Nacional Campesino). Movimento de camponeses que teve papel importante no levante de janeiro deste ano, do qual participaram diferentes movimentos sociais.
www.campesinos-fmlgt.org.ec Contato: ssc-cncatcampesinos-fmlgt.org.ec
José Palomino 267, Tola Baja, Quito - Ecuador
Telefax: (593 2) 580 169

Eua

Earth First! - Grupo de "ecologia profunda" que luta contra os impactos ambientais da sociedade capitalistas. Há muitos grupos do Earth First! em outros países e em outras cidades do EUA.
www.earthfirst.org Contato: sea-efatscn.org
Seattle EF! (Há outros endereços no site)
POB 85541, Seattle, WA 98145, ph/fax: (206) 632 1656

Direct Action Network - Coalizão de grupos voltada para a ação direta não-violenta.
www.agitprop.org/artandrevolution & www.agitprop.org/wto/dan.html

Itália

Ya Basta! - Assim se chamam os comitês de apoio às comunidades zapatistas em várias cidades italianas, que se dedicam a várias lutas por meio da ação direta e da desobediência civil (por ex. contra os Lager, campos de concentração onde ficam os imigrantes ilegais presos). Abaixo vai apenas o endereço do Ya Basta! de Milão, localizado no Centro Social Leon Cavallo, que fica num prédio ocupado pela sinistra antagonista.
"...construir a longa ponte que diz: - Você não está sozinho!".
www.yabasta.it Contato: yabastaattin.it
Via Watteau, 7 - 20 127Milano
Tel: 02-6706474 Fax: 02-6705621

Inglaterra

Reclaim the Streets - Movimento de ação direta, derivado movimento contra as estradas e de alguns frequentadores de raves na Inglaterra. O RTS também está presente em outros países, assim como, em outras cidades da Inglaterra.
"A Vida Antes do Lucro".
www.reclaimthestreets.net Contato: rtsatgn.apc.org & delathubbub.free-online.co.uk
P.O. BOX 9656, LONDON N4 4JY, tel: 020 7281 4621

França

Sans Titre - Coalizão de grupos que se formou para o S26.
www.multimidia.com/anticapitalliste Contato: malokaatchez.com

Outros grupos anticapitalistas: Love and Rage, entre outros, sei lá, pois a bola de neve cresce a cada dia.

Grupos anti-globalização

Jubileu 2000 - Esta organização, que é financiada pela esquerda da Igreja Católica, está voltada para o cancelamento da dívida dos países pobres. Está sempre presente nas manifestações, nas quais defende uma intervenção pacífica, e nas contra-cúpulas.
Contato: webmasteratjubilee2000.org

ATTAC (Associação pela Taxação das Transações Financeiras em Apoio ao Cidadão) - Grupo originalmente formado na França, inspirado no jornal Le Monde Diplomatique, que luta pela implantação da taxa Tobin. Há grupos homônimos em vários países do mundo.
www.attac.org

50 years is Enough - ONG que acompanha e critica o funcionamento das instituições internacionais. Seu nome faz referência ao tempo de existência do FMI e do Banco Mundial, o 50 years também fica em Washington.
www.50years.org Contato: wb50yearsatigc.org
1247 E Street, SE
Washington, DC 20003 USA

Global Exchange - Entidade civil estadunidense que trabalha em cooperação com movimentos sociais de todo o mundo.
www.globalexchange.org Contato: infoatglobalexchange.org
2017 Mission St Room 303, San Francisco, CA. 94110
fone: (415) 255 - 7229; fax: (415) 255 - 7498

Bank Watch - Rede de ongs da Europa Central e Oriental que fiscaliza a atividade das instituições financeiras.
www.bankwatch.org

Centros de informação independente e organizações

Independent Media Center - Cobre as atividades dos novos movimentos, há centros em várias cidades do mundo, principalmente nas cidades que foram epicentro dos dia de ação global.
www.indymedia.org ATENÇÃO, já está no forno o brasil.indymedia.org

Azine - ótimo sítio de nossos colegas de Portugal. Alto nível de informação em português, o que é raridade na rede.
www.azine.org

The Ruckus Society - Movimento que promove e dá cursos de ação direta não violenta, sediado na Universidade de Berkeley, Califórnia, EUA.
www.ruckus.org Contato: ruckusatruckus.org
2054 University AVE # 204
Berkeley CA 94704

Direct Action Media Network - Notícias e informações sobre as ações da rede anticapitalista, DAN dos EUA.
http://damn.tao.ca.main.html

A-INFOS - Serviço de informação em várias línguas, contém textos sobre os novos movimentos.
www.ainfos.ca

Arm The Spirit - Sítio de contra-informação canadense.
http:/burn.ucsd.Edu/~ats Contato:
PO Box 6320. Stn. Ont
M5W 1P7 CANADA

Z Magazine - Seleção de artigos feitos pelo Z Magazine.
www.zmag.org/crisescurevts/globalism/globalecon.html

Mid-Atlantic Infoshop - Informações sobre grupos anarquistas e de ação direta.
www.infoshop.org

Undercurrents Global Views - Centro londrino de produção de vídeos independentes. Eles têm uma videoteca sobre protestos anticapitalistas de todo o mundo. Também aceitam doações.
www.undercurrents.org/global.htm Contato: undercatgn.apc.org

 

A Macrofísica do Poder

CONHECENDO OS INIMIGOS
NO MUNDO

acumuladores de dinheiro e poder

FMI - Fundado em 1944, sediado em Washington, como não poderia deixar de ser.
www.imf.org International Mothers Fuckers

Banco Mundial ou BIRD - Banco Internacional para a Reconstrução e o Desenvolvimento. Fundado em 1944, sua sede também fica em Washingtom.
www.wolrdbank.org

OMC - Instituição que sucedeu o GATT (Acordo Geral de Tarifas e Comércio), sediada em Genebra, Suíça. O GATT se transformou na OMC na Rodada do Uruguai.
www.wto.org "A OMC assassina pessoas, assassine a OMC".

G7 - Clube dos ricos formado por (em ordem decrescente do PIB) EUA, Japão, Alemanha, França, Inglaterra, Itália e Canadá. Se reúne anualmente. A propósito, um autor fala em Grupo dos 5 + 2, uma brincadeira sobre a falta de poder político do Canadá e da Itália no grupo.

OCDE (Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento) - Organismo dos 40 países mais ricos do mundo. Seus membros, salvo rarissímas exceções, são quase todos do Norte ou do Ocidente.
www.oecd.org

Bis (Banco Internacional de Compensações) - Conhecido como o "Banco Central dos bancos centrais". Instituição com sede em Genebra.
www.bis.org

Microsoft. Empresa que produz software, cuja matéria prima é apenas conhecimento. Com sua patente, a empresa transforma-os em mercadorias. Ela também cria incompatibilidade nos programas para que você só consuma os seus produtos.
www.microsoft.com

Novartis - Empresa envolvida em um ramo da nova economia, a biotecnologia e os alimentos geneticamente modificados. Um dos alvos preferidos dos novos movimentos.
www.novartis.com " A Novartis é líder global na ciência da vida", do seu site.

CONHECENDO OS INIMIGOS
NO BRASIL

Febraban - Federação Brasileira das Associações de Bancos.
www.febraban.org.br

CNI - Confederação Nacional das Indústrias. A "nata" do empresariado nacional.
www.cni.org.br

FIESP- Federação das Indústrias do Estado de São Paulo.
www.fiesp.org.br

Rede Globo. Uma das maiores redes de comunicação do mundo. Cresceu com as negociatas do regime militar. Tira e põe presidente no Brasil. Ver documentário Para Além do Cidadão Kane, que foi proibido no Brasil devido à interferência da Rede Globo.

Governo Federal Brasileiro - ver FMI, Febraban...

_____________

Fonte: PGA, Bulletin 5, Feb 2000, Edition UK written by Reclaim the Streets and Earth First!

_____________

 

O dinheiro corre solto,
"os homens"

... correm atrás.

Não precisamos de um Manifesto, nós já
temos milhares.

A Política é uma atividade que cria valores de
uso e não dá dinheiro.

LP

 

Autor: Luciano Pereira
do_contraathotmail.com
responsable for the webpage:
agpwebatlists.riseup.net