Ministro Gilberto Gil discute repressão às rádios comunitárias e é vaiado no Acampamento Internacional da Juventude
O que seria apenas uma visita para conhecer a estrutura de Software Livre montada no acampamento internacional da juventude, transformou-se numa acalorada discussão entre o ministro Gilberto Gil e os estudantes do Acampamento Internacional da Juventude na noite dessa quinta-feira (27). Os estudantes denunciaram a perseguição às rádios comunitárias afirmando que o número de rádios comunitárias fechadas pela Anatel e pela Polícia Federal durante o governo Lula foi superior ao do governo passado.
O ministro Gilberto Gil foi vaiado por alguns estudantes afirmando que o governo se posiciona contra a democratização da comunicação. Ele afirmou que nunca teria comparecido ao acampamento da Juventude se não fosse para dialogar e também conhecer a estrutura de software livre montada pelos estudantes.
Representantes da rádio montada no acampamento disseram que entendem que o processo dentro do governo é lento mas eles apelaram para que haja uma ação emergencial a fim de acabar com a perseguição e repressão às rádios comunitárias no Brasil.
O ministro afirmou que o governo tem conhecimento da necessidade e urgência da situação em que vivem os meios comunitários mas saiu na defesa do presidente Lula afirmando que apenas alguns setores do governo tem perseguido as rádios comunitárias. Depois do impasse o ministro prometeu criar um grupo interministerial para solucionar a questão.
Jornalistas estudantes de meios alternativos desafiaram o ministro a conceder uma entrevista coletiva exclusiva aos meios independentes.
wsf 2005 – wsf – www.agp.org (archives) | www.all4all.org