Na tarde de hoje a polícia civil invadiu uma ocupação no bairro Bonfim em Porto Alegre, e apreendeu material.
Na tarde de hoje, chegou ao acampamento da juventude no FSM a informação de que a polícia estaria desocupando um prédio na cidade. Foi rápida a mobilizaçao das pessoas do acampamento até a Rua João Teles, bairro Bonfim, onde fica o "squat". Mesmo assim a maior parte chegou quando as pessoas já haviam sido detidas. Não se tem um número exato, mas se fala entre trinta e quarenta pessoas, entre elas alguns/mas estrangeiros/as. Sete menores também estavam no local e não foram levados ao departamento de polícia. Apesar de serem menores, a polícia civil permitiu que a imprensa os fotografasse.
Confirmando o relato acima, a vizinhança informou que a relação com os moradores e moradoras da ocupação é a melhor possível. O prédio (que, segundo informações, pertence a União) estava abandonado e foi ocupado há 7 meses, servindo de moradia e espaço cultural gratuito.
O único problema apontado pela vizinhança e confirmado pelos moradores e moradoras da ocupação, são ataques de skinheads a casa. No caso, a denúncia contra a ocupação é a de que haveria explosivos no local. A Polícia Civil encontrou pequenas quantidades de pólvora, provenientes de fogos de artifício como os que são vendidos aos milhares nas festas de fim de ano e algumas garrafas que, segundo a polícia, poderiam estar sendo usadas para fabricação de bombas caseiras. O material foi apreendido, junto com videos e livros (como "A Arte da Guerra" de SunTzu e "Os Anarquistas - A História Volume I" de George Woodcock) de uma biblioteca comunitária alimentada com doações da comunidade.
Até o momento, não foi provado nenhum ataque de explosivos a qualquer agência bancária, como teria sido informado por radios locais. Conversamos com os moradores/as da ocupação e a justificativa para o material apreendido era a utilização em peças de teatro. As pessoas detidas foram levadas para o Palácio da Policia. A palavra do delegado Paulo César Jardim foi que ficariam detidos apenas os que eventualmente fossem foragidos. Ao fim, todas as pessoas foram liberadas.
50 pessoas presas em operação de desalojamento de centro social em porto alegre.
hoje pela manhã o rádio dos onibus em porto alegre anunciou que "um grupo de anarquistas depredou e jogou coqueteis molotov em algumas agencias bancarias".
nao sabemos o que aconteceu. se é que algo aconteceu.
agora pela tarde soubemos que um centro social ocupado, chamado de "squat", estava sendo desalojado. há alguns voluntarios do cmi lá e logo teremos mais informações. soubemos por um telefonema que há 50 presos. no acampamento da juventude houveram chamadas para atos de solidariedade. assim que soubermos publicaremos o endereço da delegacia.
wsf 2005 – wsf – www.agp.org (archives) | www.all4all.org