A polícia de Porto Alegre invadiu hoje uma ocupação cultural que já dura sete meses.
A policia civil de Porto Alegre invadiu hoje uma ocupação cultural na rua João Telles. O pretexto utilizado foi o de um suposto atentado contra o Forum Social Mundial, foi montado um grande aparato policial em torno do prédio.
Apesar do delegado responsável alegar ter encontrado 30 coqueteis molotov, 6 bombas e grande quantidade de polvara, encontramos apenas fogos de artificio, e garrafas amarradas. Todos os presentes, cerca de 30, na casa foram detidos e levados para o departamento jurídico da policia civil, sendo posteriormente liberados. Os 7 menores que estavam na casa não foram detidos. Foram levados alguns materiais como videos e livros.
O prédio ocupado há 7 meses pertence a união e estava em desuso. Segundo os vizinhos o relacionamento com grupo punk era otimo e que estes restauraram a casa. A ocupação funciona como um centro de cultura para a população local realizando oficinas de desenho, teatro, tendo uma biblioteca e diversos videos. O espaço é gerido por 9 pessoas, mas estava com grande movimento devido a realização do FSM, e pelo menos duas vezes já foi atacado por skinheads.
wsf 2005 – wsf – www.agp.org (archives) | www.all4all.org