Manifestação contra racismo e sexismo
Três moças foram molestadas por rapazes. Algumas pessoas tentaram impedir o ato, mas não puderam evitar as agressões. Elas então se dirigiram à delegacia para fazer uma denúncia, acompanhadas por outros indivíduos, homens e mulheres, com forte presença de negrxs. Quando chegaram ouviram o comentário de um policial: "lá vem o arrastão".
Em outras palavras, essas pessoas foram denunciar a discriminação racial e o machismo*, e acabaram elas sofrendo o mesmo preconceito dos membros do Estado.
Além disso, em meio à confusão, surgiu o relato de uma garota negra que havia sido estuprada por volta daquele horário.
Por isso começou a manifestação contra o racismo e o machismo no Fórum Social Mundial. Um trecho da rua da frente do acampamento foi ocupada por manifestantes, nos dois sentidos. Isso atraiu a polícia, que tentou fazer com que o protesto se diluísse. Não teve êxito. Houve grande agitação: em grande parte das faixas dos veículos, manifestantes se sentaram.
A marcha anteriormente prevista para ocorrer dentro do Acampamento, em repúdio ao racismo, somou-se ao ato. Lá, mais e mais relatos de discriminação contra negras foram feitos, no sentido de derrubar a visão de que o ocorrido é fato isolado. Nós sabemos que não é!
*ver editorial sobre a manifestação de ontem. Para hoje estava marcado outro protesto, devido à quantidade crescente de queixas de abuso e assédio sexual
wsf 2005 – wsf – www.agp.org (archives) | www.all4all.org